Provavelmente já conhece o serviço de Renting Tecnológico da Futurdata. Caso ainda não conheça, não deixe de consultar estes artigos onde apresentamos o que é, as suas vantagens e ainda um passo a passo de como aderir ao Renting Tecnológico para que não lhe restem dúvidas de que o Renting é a melhor opção para a sua empresa.
Neste artigo iremos abordar quais os benefícios fiscais do Renting e como se traduzem em ainda mais vantagens para a sua empresa.
Considerando que cerca de 99% das empresas portuguesas são PME (pequena ou média dimensão), estas enfrentam alguns desafios, nomeadamente o acesso a capital em condições competitivas e a inovação e transformação em termos tecnológicos, uma vez que tipicamente dispõem de menos recursos que as grandes empresas. No entanto estes constrangimentos não impedem as empresas de investir em tecnologia recente e moderna, que ajudam os seus negócios a crescer e a inovar. Recorrendo ao Renting Tecnológico, é possível ultrapassar aqueles constrangimentos, nomeadamente os financeiros e tecnológicos.
O Renting é uma solução financeira, que a Futurdata disponibiliza através de um parceiro financeiro. Desta forma, terá ao seu dispor os equipamentos que necessita para o seu negócio, para utilizar durante um determinado período de tempo, que pode variar entre 12 e 60 meses, dependendo, por exemplo, do tipo de equipamento. A sua empresa usufrui desses equipamentos, mediante o pagamento de rendas mensais.
Para além de ser uma opção mais amiga do ambiente e permitir aumentar a produtividade dos seus colaboradores, o Renting apresenta alguns benefícios fiscais.
Do ponto de vista fiscal, o Renting tem o mesmo tratamento que é aplicado à locação operacional de bens, o que significa:
- integral aceitação fiscal no IRC (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas) das rendas pagas como gastos do período de tributação;
- quando possível, dedutibilidade do IVA suportado nas rendas (quando não é possível, tem um menor impacto na tesouraria, uma vez que é distribuído pela duração do contrato, incluído em cada uma das rendas).
Um aspeto importante a considerar é que, como os equipamentos têm um alto grau de obsolescência, o Renting permite:
- uma rápida substituição, quando estes ficam obsoletos ou avariam, o que impede que os colaboradores fiquem privados do seu material de trabalho;
- ter acesso a equipamentos modernos e recentes;
- ter um melhor controlo de custos por se tratar de prestações previsíveis e fáceis de planear.
Contudo, na cultura empresarial tradicional ainda existe uma grande barreira ao Renting, pois a “necessidade” de propriedade dos equipamentos, impede a maioria das empresas de aderir a esta solução, que tem vindo a apresentar uma elevada margem de progressão.
Usar o Renting como solução estratégica permite que na sua empresa haja:
- melhor "cash-flow" e liquidez;
- previsibilidade de fluxos de pagamento;
- resposta aos desafios da contínua evolução tecnológica, pois pode acompanhar esta evolução através de ciclos de renovação mais curtos, sem ter de utilizar os recursos financeiros da sua empresa.
Como o Renting não figura no passivo do balanço contabilístico, não altera os rácios de endividamento, nem põe em causa o equilíbrio financeiro ou a solvência da sua empresa. O que acrescenta ainda mais uma vantagem aos benefícios fiscais deste serviço.
O serviço de Renting Tecnológico tem demonstrado ser uma solução mais eficiente e inteligente, que permite inovação, liquidez e crescimento para a sua empresa, no qual muitas empresas, incluindo as de grande dimensão, têm vindo a apostar cada vez mais.
Gostaria de saber mais sobre o Renting Tecnológico ou receber uma simulação? Fale connosco, e permita à sua empresa inovar e crescer com a mais recente tecnologia.
Quer saber mais sobre nós?
Receba as nossas notícias e novidades.