Diariamente, ao usarmos o computador, temos comportamentos inapropriados sem sequer darmos conta que é uma ação prejudicial. Ter consciência disso e evitar esses comportamentos pode ajudar a aumentar o tempo útil do seu portátil.
Ter a possibilidade de movimentar o seu computador para onde precisa, quer para casa, para o trabalho ou até para um café, aumenta o risco de danos tanto físicos como no software sendo mais uma razão para aplicar estas dicas que irão otimizar o seu computador e manter a sua performance durante mais tempo.
Se o seu portátil estiver equipado com o Windows 10, este já lhe fornece ferramentas que ajudam o sistema a ter um desempenho otimizado sem necessitar de instalar programas de terceiros. Adicionalmente, ao aplicar as dicas que se seguem poderá melhorar as condições do sistema, como aumentar o espaço ocupado no armazenamento, diminuir a sobrecarga no uso do software e eliminar maus hábitos, o que consequentemente evita frustrações, congelamentos e danos irreversíveis.
É de realçar que as dicas e ações recomendadas podem variar consoante o sistema operativo e versão do equipamento.
Confira as dicas:
- Desabilitar a inicialização de programas desnecessários
Quando o computador está a ligar, alguns programas são iniciados automaticamente. Se o seu computador estiver a demorar muito a iniciar pode ser devido a ter demasiados programas para arrancar. Desativar a inicialização automática dos programas que não necessita pode contribuir para diminuir o tempo de espera quando inicia o computador. Para tal pode seguir os seguintes passos:
- Abrir o menu iniciar
- Escolher “definições”
- Selecionar o separador “aplicações”
- Aceder à opção “Arranque”
- Desligar os programas que deseja.
- Desinstalar os programas que não são usados (mesmo os de origem)
Normalmente o sistema operacional da maior parte dos computadores já vem com uma série de programas pré-instalados e que, em maior parte das vezes, nunca são usados nem fazem falta.
Apesar de não serem usados, não significa que não ocupem espaço e limitem o desempenho do computador, por isso a solução pode ser desinstalar os programas que não usa. Para tal no menu iniciar tem acesso a todos os programas instalados e basta escolher aqueles que pretende desinstalar clicando do botão direito.
- Desativar aplicações que estão a trabalhar em segundo plano e que não são necessárias
Para além dos programas que iniciam automaticamente quando liga o computador, muitos outros trabalham em segundo plano. Alguns são necessários por segurança, no entanto, encerrar aqueles que não são essenciais irá ajudar a otimizar o desempenho do seu portátil. Basta:
- Abrir o “Gestor de Tarefas” (“Ctrl” + “Alt” + “Del”),
- Selecionar a seta “mais detalhes”
- Nos “Processos em segundo plano”, parar aquelas aplicações que não está a usar.
- Evitar ter muitos programas ou aplicações a trabalhar ao mesmo tempo (ter só os que são precisos no momento) - Fechar aplicações que não estão a ser utilizadas (e que estão a consumir memória RAM e CPU)
No seguimento do raciocínio do ponto anterior, quando tem muitos separadores no navegador ou programas a trabalhar (mesmo os que estão em segundo plano), o computador pode começar a ficar lento a ponto de o impedir de conseguir trabalhar pois estão a exigir demasiado da memória RAM. De modo a evitar problemas, feche aqueles separadores no navegador que não está a usar bem como os programas através do “Gestor de Tarefas” (“Ctrl” + “Alt” + “Del”), encerrando tarefa. É importante não fechar programas com projetos não guardados.
- Ajustar as definições de visualização
Pode não parecer verdade, mas as alterações nos efeitos visuais que fez no seu computador, como efeitos de animação, efeitos de transparência das janelas, efeitos de sombreamento ou até as definições de luminosidade, podem estar a reduzir o desempenho do seu portátil, pois estão a usar recursos adicionais do sistema. Para otimizar ainda mais o desempenho pode desativar algumas definições de aspeto que não são necessárias. Para isso, no meu iniciar em definições, ao pesquisar “desempenho” tem a opção “ajustar o aspeto e o desempenho do Windows” e no separador “efeitos visuais”, pode desativar aqueles efeitos que não lhe interessam. Quantos mais efeitos desativar, mais otimizado ficará o desempenho.
- Verificar atualizações que sejam necessárias
Um outro fator que esteja a diminuir a rentabilidade do sistema do seu computador pode ser a falta de atualizações. As atualizações periódicas são importantes para corrigir erros e, assim, ajudar a melhorar o funcionamento. Pode verificar se o seu portátil precisa de atualizações indo ao:
- Menu iniciar
- Escolher definições
- Selecionar o separador “Windows Update”
- Escolher “Procurar atualizações”, e, no caso de ter atualizações disponíveis, instalá-las.
Em alguns casos pode ser necessário reiniciar o computador, certifique-se de que tem todos os projetos em andamento guardados antes de permitir que o equipamento reinicie.
É recomendado verificar com regularidade as atualizações necessárias para evitar diminuir a rentabilidade do funcionamento do seu computador.
- Ativar sensor de armazenamento
O Windows disponibiliza a ferramenta “sensor de armazenamento” que exclui os ficheiros desnecessários ou temporários do computador automaticamente, ajudando a libertar espaço. Para ativar este recurso pode:
- Aceder ao menu iniciar
- Escolher as definições
- Selecionar o separador “sistema”
- Abrir a opção “armazenamento”
- Ativar o “sensor de armazenamento”.
- Remover as extensões do navegador que não usa com frequência
Ter extensões no navegador ajuda a melhorar o seu desempenho pois permitem, entre outros, bloquear anúncios, traduzir páginas ou também ajudar no seu trabalho diariamente. Contudo, ter extensões em demasia no browser pode diminuir o desempenho do computador, tanto no navegador como nos programas, e prejudicar as suas tarefas.
Para contrariar isso, é recomendado que remova aquelas extensões que não usa com frequência ou que não são essenciais para o seu trabalho.
- Desativar as dicas e truques do Windows
Sistemas operativos como o Windows 10, para melhorar a experiência de utilizador, sugerem truques de utilização que permitem aproveitar melhor as funcionalidades do sistema. O problema é que, apesar de não parecer que impacte o desempenho do computador, a verdade é que, para poder oferecer as dicas, esta funcionalidade precisa de examinar o dispositivo, o que tem leves consequências no desempenho. Para desativar o recurso de dicas do sistema, basta:
- Ir ao menu iniciar
- Abrir a aplicação das definições
- No separador “sistema”, escolher “notificações”
- Desativar “obter sugestões e dicas ao utilizar o Windows”.
- Reiniciar o portátil com regularidade
Quando passa horas seguidas a trabalhar intensamente, a abrir e fechar aplicações, com vários separadores abertos no navegador, com programas a serem utilizados, a capacidade de desempenho do portátil começa a ficar comprometida. Reiniciar o computador ao fim de umas horas de uso pode ajudar a melhorar a performance do seu computador quando reparar que está a ficar lento e se tornar impeditivo de trabalhar.
- Fazer uma limpeza ao disco interno
Caso já tenha aplicado algumas das dicas anteriores e não tenha visto mudanças positivas no desempenho do seu portátil, pode ser que seja necessário libertar espaço no disco. Pode optar por apagar os documentos que já não lhe interessam ou fazem falta, ou, se não consegue apagar mais documentos dos que não precisa, pode colocar na nuvem (Google Drive, One Drive, iCloud, etc) ou numa pen drive.
Limpar a cache (ficheiros residuais) também permite obter mais espaço no disco, pelo que é uma boa prática para se fazer com frequência, no entanto se ativou o sensor de armazenamento, esta ferramenta já elimina os ficheiros cache automaticamente.
- Fazer um check-up ao computador para detetar algum malware
Uma outra causa de lentidão no computador ou falta de desempenho, mesmo com tarefas simples, pode ser a presença de vírus ou malware. Muitas vezes não é possível identificar que o computador tem vírus sem o diagnóstico de um programa antivírus, pois pode não se manifestar visivelmente. Quando se manifesta pode ser através de publicidade constante e incomodativa, roubo de dados, atividades não autorizadas (como apagar ficheiros), o que pode causar danos no seu trabalho e danificar o aparelho.
Para detetar a eventual presença de vírus no seu portátil, o ideal é ter um software como Avira Security, Avast Antivírus ou AVG Antivírus, que irá analisar todos os ficheiros e programas de modo a eliminar eventuais ameaças ou elementos corrompidos.
- Fazer uma limpeza interior ao computador
Com o passar do tempo é possível que ocorra acumulação de poeira na ventilação e entradas de ar do seu computador, o que compromete a refrigeração e pode causar o seu sobreaquecimento, podendo até queimar placas e ligações, consequentemente, o desempenho do equipamento fica comprometido.
Para evitar chegar a este ponto deve fazer uma limpeza regular da ventilação, das entradas de ar e até entradas USB e de cabos, com um pincel e aspirador de modo a retirar o pó e outras sujeiras. Deve ainda fazer uma limpeza interna no equipamento para limpar a poeira entre os elementos que compõem o hardware, nesta situação o ideal é ser um profissional a fazer esta tarefa pois é necessário cuidado a manusear fios, placas e conexões.
- Repor o computador
Uma outra dica, no entanto, pouco desejável, é repor o computador. Quando decide fazer a reposição do dispositivo, todas as definições voltam ao modo de fábrica e o computador fica quase como o comprou. Os documentos corrompidos ou programas maliciosos são retirados do computador, no entanto não é uma garantia de que resolva o problema de desempenho.
Caso decida repor o seu portátil, tenha em atenção de retirar os ficheiros importantes e de fazer um backup dos programas que têm informação que não pode perder antes de realmente proceder com a reposição do dispositivo. Para o fazer pode:
- Ir ao menu iniciar
- Abrir as definições
- No separador “sistema”, escolher a opção “recuperação”
- Selecionar “repor PC” e assinalar “remover tudo”.
DICA EXTRA: Fazer atualizações no hardware (trocar a memória RAM ou o disco)
Mesmo depois de todas as intervenções no software, se o computador continua lento, pode ser porque está a ficar obsoleto e já não tem condições para aguentar as atualizações do sistema. No entanto é mais económico e sustentável fazer alterações no hardware do que comprar um computador novo.
Alterar a memória RAM e o disco rígido é suficiente para fazer o upgrade que o equipamento necessita, o que irá melhorar significativamente o desempenho, tanto no arranque como na rapidez do fluxo de trabalho.
Como vai fazer alterações físicas no computador, é aconselhável que seja um profissional a fazer a substituição das componentes para evitar quebras e riscos nas placas, o que tem o risco de danificar permanentemente o equipamento.
Quando faz o aluguer de um portátil com a Futurdata, os nossos técnicos têm o cuidado de fazer a manutenção do equipamento e aplicar algumas das dicas acima mencionadas para que tenha a melhor experiência de trabalho.
Cabe a si também aplicar estas dicas para que consiga aproveitar a rapidez de fluxo de trabalho e manter o desempenho do computador no seu melhor, pelo máximo de tempo possível!
Quer saber mais sobre nós?
Receba as nossas notícias e novidades.