As tendências dos eventos estão em constante alteração e, se há tendência a que devemos estar atentos agora, são os Webinar.
São cada vez mais as empresas que procuram nos Webinar uma maneira de manterem o contacto com os seus clientes, atrair potenciais compradores, demonstrar conhecimento, criar autoridade de marca ou promover um produto ou serviço.
Mas não basta ligar a câmara e começar a falar. Para garantir o sucesso do Webinar, temos que criar engagement com a audiência e isso passa por criar interação, partilhar conteúdos multimédia, disponibilizar um chat para comentários, sondagens e sessões de Q&A.
Mas antes de analisarmos o que acontece durante um Webinar, é importante alinhar e definir o que fazer antes do Webinar. Neste artigo vamos percorrer essas 3 fases: o antes, o durante e o depois de um Webinar. No final, fique ainda a conhecer mais vantagens sobre esta solução.
Antes do Webinar
Tudo começa no convite!
A forma como promovemos o nosso Webinar, vai, em grande parte, determinar o seu sucesso. A chave será promovê-lo com antecedência e frequentemente.
Preparar um convite de email apelativo, com um teaser do que poderão esperar do mesmo e que, no final, encaminhe os convidados para uma landing page ou formulário de inscrição.
Através da landing page do evento, os interessados poderão obter mais informações acerca do Webinar, e assim, converter essa visita numa inscrição.
Mas não basta reunir as inscrições, é importante preparar uma série de e-mails para lembrar os participantes, com o link de acesso ao evento, sobretudo quando faltar cerca de uma hora para o início do mesmo.
O conteúdo é rei!
Se nos eventos presenciais, nos habituamos a ser maravilhados pelos incríveis palcos, espaços lindíssimos e um catering delicioso, nos Webinar o caso já é bem diferente. Temos que olhar para os Webinar pelo seu lado mais humano (ainda que à distância). Mas num Webinar, já não importa o palco, importa o conteúdo, importa o orador!
De nada adianta escolher a melhor plataforma de Webinar, preparar um fundo de ecrã virtual incrível, se o conteúdo a passar não prender os participantes durante uma ou duas horas ao computador. O organizador do evento tem aqui um papel essencial, a preparar um programa apelativo e a certificar-se da pertinência do que vai ser apresentado.
Durante o Webinar
Os lembretes com o link de acesso já foram enviados, inclusive uma hora antes do seu início, para garantir que os convidados estão preparados para assistir. Na régie virtual, o áudio e vídeo dos oradores foi testado, as apresentações a partilhar foram enviadas, e estamos prontos a gravar.
Como mencionado anteriormente, é importante prender a audiência ao ecrã. É muito mais fácil sair de um evento online. Para garantir uma maior permanência, deixamos algumas sugestões:
- Abra o chat para que os participantes possam fazer os seus comentários e, se possível, tenha alguém designado a acompanhar o feedback e a responder aos participantes;
- Faça sondagens. As pessoas adoram sentir que fazem parte de algo e ao criar sondagens, pedir opiniões ou até testar conhecimentos, está a dar uma oportunidade de participação. No final do evento, terá acesso aos resultados das sondagens, e o mesmo pode trazer inputs muito valiosos para outras ações;
- Sessões de Q&A. Durante o Webinar, os participantes podem deixar as suas questões, para que sejam respondidas. Pode igualmente ter alguém designado para selecionar as questões mais pertinentes para o orador;
- Dê voz aos participantes. Se achar pertinente, é possível ligar o áudio de determinado convidado para que este possa colocar uma questão ao orador;
- Partilhe conteúdos multimédia, como vídeos e documentos com os participantes para que estes possam fazer o seu download.
Depois do Webinar
Após o Webinar, ainda há trabalho a fazer! A gravação do evento pode e deve ser partilhada nos canais que usou para o promover. Pode partilhar nas redes sociais, no seu website e até pode cortar fragmentos que pode utilizar em publicações da sua empresa.
Muitos Webinar são assistidos quando a sua gravação é partilhada porque nem sempre os interessados conseguiram ver ao vivo. É por isso que é importante enviar a gravação para todos os inscritos e não apenas os que assistiram.
Algumas vantagens do Webinar:
- Permite às marcas manterem-se em contacto com o seu público, entregando conteúdo interessante, num formato diferente, mas que permanece humano. Ainda que o orador não esteja a ver os participantes, pode ir lendo os comentários do chat e assim obter feedback em tempo real e isto tem muita relevância já que num evento físico a audiência tem um papel muito menos ativo;
- Quando comparados com os eventos tradicionais, os Webinar são uma opção budget friendly, não exigem muito equipamento e no caso de a inscrição ser paga, torna-se numa fonte de rendimento;
- Os Webinar suportam uma maior audiência e não tem que se preocupar com a lotação de uma sala. Muitas plataformas permitem acima de 5000 participantes. Este tamanho de audiência seria muito difícil de atingir num evento físico, já para não falar dos custos associados a tal;
- Os Webinar geram leads e, como podem ser gravados, terá acesso a conteúdo que depois podem ser editados e fragmentados para divulgar noutras plataformas e continuar a gerar brand awareness.
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