Os Smartphone são transversais a quase todas as gerações e já fazem parte do nosso dia a dia, tanto nas relações sociais como profissionais.
Usamos os Smartphone em todo lado, a qualquer hora, seja no trabalho, em casa, no supermercado, na rua, em festas…não importa onde estejamos, certamente iremos ver estes equipamentos na mão de alguém.
Certamente que também os vê, às centenas, nas mãos dos convidados dos eventos em que participa ou organiza. Então porque não tirar o melhor partido deste pequeno gadget?
Manter a audiência interessada nos eventos tem-se tornado uma preocupação para os organizadores. Cada vez mais a atenção do público é fragmentada por outros estímulos, como as notificações que recebem nos Smartphone, sejam de e-mail, do WhatsApp ou das redes sociais.
Podemos encarar esta distração como um ponto negativo, ou podemos, através de uma App móvel dedicada ao seu evento, encontrar uma maneira produtiva de manter os participantes conectados à ação.
O que são Apps para Eventos?
As Apps para eventos são soluções de software para Smartphone, utilizadas pelos organizadores para agregar e comunicar informações importantes como a agenda e local do evento, assim como oradores, lista de expositores, fotografias e muito mais. Deste modo, irá promover uma melhor comunicação da sua ação ao público-alvo.
Fique a conhecer neste artigo algumas das principais vantagens destas Apps e porque deve usá-las já nos seus próximos eventos.
Quais as Vantagens?
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As Apps são amigas do Ambiente.
Se um dos objetivos é garantir um impacto mínimo no ambiente, as Apps são uma ótima forma de demonstrar o compromisso e responsabilidade social da sua empresa em questões ambientais.
Imagine só a quantidade de papel gasta na impressão de agendas, mapas e materiais publicitários e no impacto ambiental que isso tem, até porque a maior parte desses folhetos acabam no lixo. Através de uma App os participantes têm todas as informações necessárias na ponta dos dedos.
As aplicações de evento podem incluir a possibilidade de descarregar as apresentações dos oradores, reduzindo ainda mais o desperdício de papel.
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Melhora a imagem da Marca – Antes, Durante e Depois do evento
As Apps de eventos podem estar disponíveis antes e até depois do evento! Descubra as vantagens:
Antes
Ao permitir o acesso à App a potenciais visitantes está a dar uma oportunidade de estes terem uma visão prévia do evento, e assim, vai ajudá-los a determinar se irão comparecer.
Divulgue os nomes dos oradores de forma gradual e comece a criar expectativa e entusiasmo em torno do evento para gerar motivação para a inscrição.
Ao ter a acesso à App antes do evento, também ajuda os potenciais visitantes a aprender a utilizar a mesma para que não sejam apanhados de surpresa ao chegarem.
Durante
É durante o evento que a App é mais útil e necessária. Inclua um sistema de Perguntas & Respostas para que os participantes possam colocar as suas dúvidas e os oradores possam responder e dialogar a seu respeito. O contrário também pode acontecer, nomeadamente, os palestrantes colocarem questões ou fazerem votações para a audiência.
As aplicações de eventos podem incluir a criação de um perfil onde os visitantes colocam os seus dados, dando assim a oportunidade de trocar mensagens com outros visitantes.
Sabendo que o Networking é uma das motivações para os expositores, visitantes e patrocinadores marcarem presença nos eventos, as Apps são uma ótima forma de os aproximar ainda mais e formar uma rede de contactos maior e mais dinâmica.
Os participantes podem ainda descarregar ou fazer o upload de fotos, e até escrever comentários.
Depois
Mesmo após o evento, a App pode continuar a ser uma referência para a divulgação das apresentações dos oradores, fotografias e outras informações acerca do mesmo.
Além disso, é possível realizar um inquérito de satisfação para avaliar a opinião geral dos participantes e assim ficar com feedback para as próximas edições.
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Publicidade dos patrocinadores e expositores
Na hora de angariar patrocinadores e expositores para o seu evento, a App é uma excelente estratégia que pode usar para despertar o interesse na participação destes, uma vez que esta solução é um ótimo veículo para colocar publicidade dos mesmos.
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Envio de Notificações
As Apps permitem o envio de notificações que podem ser uma ótima estratégia para manter os participantes a par de tudo o que se está a passar.
Pode, por exemplo, alertar que determinado stand está a realizar um concurso e ao comparecer no espaço pode receber um prémio. Sem dúvida que para patrocinadores e expositores, isto é um atrativo à sua participação, uma vez que poderão angariar mais leads.
Avise ainda que determinadas sessões ou palestras estão prestes a iniciar para que os visitantes comecem a dirigir-se à sala.
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Retorno do seu investimento
Embora hajam custos associados ao design e desenvolvimento da App, pode economizar bastante tendo em conta a redução que irá fazer em materiais impressos e nas pastas ou malas para levar os programas e guias.
Além disso, as Apps são um ótimo meio para obter dados dos visitantes: um recurso que será bastante atrativo para os patrocinadores que podem utilizar a App para inscrições, realizar ações de marketing ou outros, em troca de leads.
Comece já a planear a sua App!
As Apps adaptam-se a qualquer evento, sejam estes feiras, congressos ou festas e como pôde verificar, são várias as vantagens obtidas. Apresentar novidades, criar experiências interativas para os participantes, cativar o interesse de patrocinadores e, claro, a oportunidade de aumentar ou incentivar as inscrições. Além disso, o facto de conseguir manter uma conversa com o público, para além do curto período de tempo do evento em si, é algo a não perder.
Num mercado cada vez mais competitivo é importante estarmos abertos às novidades tecnológicas e uma App que esteja pensada para melhorar a experiência do usuário, que esteja de acordo com as suas expectativas e necessidades, será sem duvida um sucesso!
Na Futurdata estamos preparados para desenvolver uma App para o seu evento, que certamente irá conquistar os participantes com todas estas possibilidades de interação, conteúdos próprios da sua marca e notificações em tempo real.
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